quarta-feira, 2 de março de 2016

A paisagem deslumbrante de Vang Vieng


A meio caminho entre Luang Prabang e Vientianne, a capital do Laos, fica Vang Vieng, outrora considerada a Meca dos backpackers e sendo conhecida durante anos como a capital das festas no sudeste asiático.



Vang Vieng é uma cidade muito pequena e não tem mais do que meia dúzia de ruas, no entanto ficou conhecida pela actividade de tubing (que consiste em descer o rio numa boia, de preferência em coma alcoólico), pelos bares à beira rio sempre em festa, pelos drinking games e abusos de drogas vendidas diretamente nos menus dos restaurantes (com o nome de happy pizza, happy pancake, etc). Basicamente era a Amesterdão aqui do sítio (mas sem qualquer tipo de regras!).

Contudo, após a morte de vários turistas em 2011 devido ao álcool, drogas e afogamentos no rio, a comunidade internacional insurgiu-se e o governo viu-se obrigado a implementar certas medidas para "limpar" a imagem da cidade. Deste modo, "proibiu" as droga, limitou o número de bares de tubing, implementou standards de segurança e impôs limites quanto aos horários de funcionamento dos bares. 

Todas estas regras fizeram com que Vang Vieng limpasse um pouco a imagem que tinha sido construída nos anos anteriores e começasse a ser reconhecida novamente pelo motivo que a tornou famosa em primeiro lugar: a sua beleza natural.





Continua a ter imensas actividades outdoor como passeio de bicicleta, trekking, cayaking, nadar nas águas do rio Nam Song, escalada entre outras. Pode-se também alugar uma mota e passear pelas aldeias à volta ganhando assim uma experiência cultural muito enriquecedora.

Durante os dias que passámos em Vang Vieng achámos a cidade muito mais pacata do que se descrevia nos blogues de viagens (muitos já desactualizados). Havia poucos bares abertos à beira rio, vimos meia dúzia de pessoas na água a praticar o tubing calmamente e o tubing estava limitado até as 18h. 

Decidimos igualmente passear fora da cidade pelos campos de arroz para ver as grutas em redor e desfrutar das lindas paisagens montanhosas que tão bem caracterizam Vang Vieng. 

A primeira paragem foi na gruta Pha Poa e para tal foi necessário subir um pequeno monte. No topo fomos prendados com uma vista de cortar a respiração sobre o cenário montanhoso que nos rodeava. 





De seguida continuámos por uma floresta onde pudemos ver árvores de papaia, respirar um pouco de ar puro e refrescar à sombra da densa vegetação da floresta. No final do trajecto, encontra-se a gruta Lusi (muito grande) da qual desconfio que não chegámos a ver nem metade.





A nossa passagem por Vang Vieng ficou sem dúvida marcada pela beleza natural das suas paisagens, conquistando assim o 3º lugar do pódio dos sítios que mais gostámos no Laos.

Sem comentários:

Enviar um comentário