quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Sukhothai - Rising of Happiness



A primeira paragem na Tailândia foi a capital Bangkok, onde ficámos apenas dois dias. Dias esses que apenas serviram para termos uma pequena ideia da cidade, uma vez que deixámos Bangkok para ser visitado tal como merece na nossa volta a Tailândia prevista algures em meados de Abril. Dito isto, começámos a subir em direcção ao norte da Tailândia. 

Apanhamos um autocarro em Bangkok em Mo Chit Bus Station em direcção a Sukhothai, a nossa primeira paragem que fica a meio caminho entre Bangkok e Chiang Mai. 

Existem vários tipos de autocarros que vão para Sukhothai diariamente, a diferentes horas e com diferentes classes. Normalmente, na Tailândia, a rede de autocarros têm a classe VIP, 1ª classe e 2ª classe (a mais barata) e todas elas diferem obviamente nos preços. Escolhemos o mais barato que nos ficou em 248 baths por pessoa que são cerca de 6,5€ (1€=36,6 baths) e não temos motivos de queixa. O autocarro tinha boas condições e o mais importante, tinha ar condicionado e WC. A viagem durou cerca de 7 horas com várias paragens pelo meio. Chegamos a Sukhothai onde, directamente na estação, apanhamos um shared táxi que nos levou à nossa guesthouse por 50 baths por pessoa. 



Sukhothai foi outrora o antigo reino Siamês no norte da Tailândia e significa "Rising of Happiness". A cidade encontra-se dividida em duas partes, New Sukhothai e Old Sukhothai (onde se encontram as ruínas). 

Em New Sukhothai é onde se encontra a população, mercados, hostels, tudo. O ambiente é muito amigável e relaxante, as pessoas são muito simpáticas e bastante habituadas aos turistas. Para as refeições existem várias ofertas, tanto em restaurantes como comida de rua a preços muito acessíveis e ainda o supermercado 7eleven (pingo doce do sitio) onde se pode encontrar de tudo e que está praticamente em cada esquina pela Tailândia toda. 




Por sua vez Old Sukhothai (que fica a cerca de 10 km da cidade) acolhe as ruínas do antigo reino Siamês do século 13 a 14. Para se visitar as ruínas (Old Sulhothai) apanha-se com muita facilidade autocarros na cidade por 30 baths e existem vários tuktuk que levam as pessoas por 150 baths ou também pode-se alugar uma bicicleta e fazer um passeio agradável. À entrada no Old Sukhothai paga-se 100 baths e mais 10 baths se entrar de bicicleta.

O parque é lindíssimo e é considerado património mundial da UNESCO. Cheio de estátuas do Buda, ruínas dos templos, pagodes e lagos tudo isso espalhados por um parque de cerca de 70 km2 todo ele bem arranjado. 







Aconselhamos a visita de manhã bem cedo para se poder ver o sol a nascer, ouvir os passarinhos e sentir a calma que lá predomina. Pouco mais tarde o parque será invadido por grandes grupos de turistas. 

Sem duvida, Sukhothai ficou nos nossos corações!!


Sem comentários:

Enviar um comentário