quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Sabaidee (olá) Laos!


Passar a fronteira por terra no Laos foi tarefa muito fácil. Apanhámos um autocarro em Chiang Rai por 220 baths por pessoa (1€=36,60 bath) que nos levou até Huay Xai (Laos), aldeia perto da fronteira.

No autocarro vinham meia dúzia de pessoas pelo que a passagem pela imigração foi rápida. O autocarro levou-nos primeiro até à fronteira em Chiang Khong (ainda do lado da Tailândia) onde passamos pela imigração tailandesa para formalizarmos a saída do país.


Regressámos ao autocarro e atravessámos o rio (que serve de fronteira) entrando assim no Laos. Parámos no posto fronteiriço onde pedimos os vistos que custaram 35$ cada, pagando adicionalmente mais 1$ de taxa de fim de semana. Recebemos os vistos passado uns 10 min após o qual passamos pela imigração. E tcharãããã!!! Já estávamos no Laos!!


O autocarro ainda nos levou até a vila Huay Xai onde passámos a noite para no dia seguinte apanharmos o slow boat rumo a Luang Prabang. 

O slow boat custa 220.000 kip por pessoa (1€=9.050 kip) e demora 2 dias a chegar a Luang Prabang com uma paragem em Pak Beng onde passámos a noite. O porto em Huay Xai fica a cerca de 2 km do centro da vila e pelo caminho é possível comprar alguns snacks para a viagem.


O barco sai de Huay Xai por volta das 11h, mas tanto aqui como em todo Laos as horas são apenas indicativas, na prática sai quando eles quiserem e demora cerca de 6 horas a chegar a Pak Beng.


Chegando a Pak Beng existem várias ofertas de guesthouse não sendo necessário reservar com antecedência e quando digo várias são mesmo muitas ao contrário do que o booking indica. Nos marcámos pelo booking pensando que só havia 3 guesthouses em Pak Beng mas chegando lá vimos que foi um mau negócio. Foi a estadia mais cara que tivemos até agora e havia boa oferta a preços bem mais em conta. Erro de principiante. Dia seguinte continuamos o nosso passeio para mais 8 horas até Luang Prabang.

A viagem de barco foi maravilhosa mas muito cansativas, afinal de contas são 8h... O barco é grande e leva cerca de 70 pessoas, tem WC e um bar com bebidas e snacks. Os restantes passageiros são boa onda, as paisagens são maravilhosas, conseguimos observar nas margens os locais no seu dia a dia e ainda elefantes a passear. 







Uma dica que queremos deixar para quem estiver a pensar fazer o mesmo. Se estiveres com tempo, aconselhamos ir de slow boat até Pak Beng e aí apanhar um autocarro para o norte do Laos e só depois seguir para Luang Prabang. Nós não conseguimos fazer isso porque já tínhamos a guesthouse marcada em Luang Prabang mas dizem que o norte do Laos é maravilhosos!  

Apesar do cansaço, estes dois dias de barco foram sem dúvida uma experiência inesquecível!



Sem comentários:

Enviar um comentário