Hoi An, a cidade amarela, situa-se perto de Danang, na parte central do Vietname, não muito longe da praia. Segundo a lenda, antigamente apenas as pessoa abastadas podiam pintar as suas casas de amarelo sendo essa a cor da realeza. Tendo sido Hoi An uma cidade próspera ao longo da sua história devido ao seu comércio, isso proporcionou que imensas pessoas pudessem pintar as suas casas de amarelo como sinal de posse (lenda contada por um habitante). Daí a cidade ter casas maioritariamente amarelas, o que lhe dá um certo glamour sendo uma cidade completamente diferente das restantes cidades asiáticas.
Existem duas formas para ir de Ho Chi Minh para Hoi An, de bus (20 horas) ou de avião (1 hora) com o mesmo preço... Obviamente escolhemos a segunda opção já que apanhar voos nacionais no Vietname é muito barato.
A cidade de Hoi An é o sítio perfeito para fazer roupa à medida. Em qualquer esquina há alfaiates que fazem roupa à medida em menos de um dia. Mas Hoi An não é só roupa, é igualmente a cidade das lanternas! À noite a cidade transforma-se num num espectáculo de luzes com imensas lanternas coloridas por toda a cidade e muitas barraquinhas que as vendem, tornando-se assim num ambiente muito romântico e destino de fotos de casamento de vários casais.
Alugando uma bicicleta ou uma mota consegue-se fazer um passeio muito agradável à volta da cidade, passear pelos campos de arroz e ver o nascer do sol. Para relaxar, não muito longe do centro está a praia (20 min de bicicleta) e no final da tarde, pode-se parar na vila pescatória para fazer um passeio de barco ou simplesmente observar os pescadores a descer as redes para dentro de água (maneira muito artesanal e típica de pesca) enquanto se aprecia o lindo por do sol.
A visita à cidade é recomendável que seja feita de manhã cedo, ainda não há muitos turistas na rua e consegue-se ver os locais nos seus afazeres e tirar umas belas fotos da cidade quase vazia. Existem vários museus, templos e casas típicas que podem ser visitadas.
Numa bela manhã tomámos café com um grande fotógrafo francês, Réhahn, do qual já conhecíamos o seu trabalho antes da nossa viagem. Ele mudou-se para Hoi An após uma viagem que o deixou completamente apaixonado pela cidade. Desde então tem fotografado as caras de Vietname tendo feito um grande sucesso. Uma das fotos mais famosas dele é o "hidden smile" tirada a uma senhora que vive em Hoi An e que se tornou a mulher mais famosa do Vietname graças a essa foto que serve também de capa para um dos livros dele. No meio da conversa com o Réhahn, subitamente diz-nos "estão a ver aquela senhora aí no barco à espera de clientes para fazer passeios? É a senhora da capa do meu livro". Foi uma conversa muito interessante com este fotógrafo de renome pois para cada foto dele, tinha uma história por trás, não eram apenas fotografias. Ele contou-nos várias histórias sobre Hoi An e especialmente sobre as pessoas de Hoi An que nos deixou completamente apaixonados por esta cidade. Conseguimos perceber o porquê de ele se mudar para lá.
Depois de nos despedirmos de Hoi An, a próxima paragem foi a cidade de Hué onde apanhamos pela primeira vez chuva no sudeste asiático. A cidade apenas tem uma cidadela (a cidade proibida) para visitar e alguns templos à volta. Depois de visitar Hué, seguimos para o norte do Vietname para visitarmos aquilo que a maior parte dos turistas no Vietname visitam, a linda Halong Bay.
Sem comentários:
Enviar um comentário